Games eletrônicos e jogos de tabuleiro são, em essência, produtos
muito diferentes. Mas mesmo em seus formatos distintos, eles sempre
conseguiram atrair públicos parecidos. Não é difícil de imaginar, por
exemplo, que um viciado em "Catan" tem grandes chances de adorar a série
"Civilization".
É nessa convergência de interesses que o
estúdio brasileiro The Castle Builder aposta para maximizar o número de
potenciais fãs de seu projeto "Selene: The Fantasy" - que eles mesmos
descrevem como um 'MOBA de tabuleiro'.
Financiado através de uma
campanha no Catarse em 2013, o jogo traduz grande parte das mecânicas
de "League of Legends" e "Dota 2" para seu tabuleiro.
MOBA por turnos
Os combates na arena de
"Selene" não acontecem em tempo real, mas sim por turnos - claro. Mas
muitas das mecânicas com as quais fãs de MOBAs estão acostumados a lidar
marcam presença.
Ao início de uma partida, cada um dos
jogadores deve selecionar um campeão. Estes encaixam-se em três
categorias - suporte, protetor (Tank) e agressivo (ADC) -, possuem
diferentes habilidades ativas e passivas, além da capacidade de comprar
itens ou utilizar feitiços (como o Incendiar ou o Flash de "League of
Legends").
Os campeões também têm seus próprios valores de vida,
poder de ataque físico, defesa física e mágica e capacidade de
movimentação por turno. Cada uma de suas habilidades possui um custo em
mana... E por aí vai.
Movimentando seus campeões pelo tabuleiro,
os 2 a 6 jogadores devem disputar o domínio de artefatos em grupos ou
individualmente. Vence quem obter três destes primeiro, derrotando seus
inimigos ou então coletando-os em baús. Em geral, partidas costumam
durar entre 45 minutos e uma hora.
Complexidade
MOBAs eletrônicos são
populares em grande parte por serem acessíveis. Apesar de terem sistemas
complexos, eles escondem tal complexidade dos novatos, que com o tempo
aprendem a dominar as mecânicas mais avançadas. Como os próprios
jogadores devem cuidar da regulamentação em um tabuleiro, "Selene" não
tem essa vantagem.
O resultado é um jogo bastante complicado.
Entender as regras é fácil para alguém que está acostumado com MOBAs
existentes, mas mesmo para estes é difícil não deixar escapar um detalhe
ou outro durante as partidas. "Selene" cobra muito dos jogadores.
A recompensa é uma experiência divertida com grande potencial
competitivo. Mas leva um tempo para que os jogadores cheguem a um
patamar de entendimento que os permite lidar com as regras com
naturalidade. Mas vale citar: o excelente trabalho de design gráfico nas
cartas minimiza parte dessa dificuldade. A iconografia consistente e a
apresentação dos elementos ajuda bastante na hora de resolver dúvidas.
Em busca do sucesso
Disponível por R$ 170 seu site oficial,
"Selene" obteve R$ 76 mil em sua campanha de financiamento público e já
teve mais de 400 cópias vendidas em regime de pré-venda. A Castle
Builder planeja expandir o escopo do game com novos campeões, que serão
lançados com a frequência esperada de um MOBA digital.
A
proposta da empresa não é apenas vender cópias de seu jogo, mas também
criar um cenário competitivo em torno dele. E o potencial existe.
Fonte: UOL Jogos
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