Desde 1987 a série "Metal Gear" vem impressionando e cativando fãs
com ideias criativas, que aproximam os jogos de videogame com filmes.
Seu criador, Hideo Kojima, é um cinéfilo convicto e sempre tratou a
narrativa dos jogos com muita atenção.
Porém, seu próximo trabalho, "Metal Gear Solid V: Ground Zeroes", quer mais uma reinventar a franquia e para isso busca inspiração em outra mídia muito popular: as séries de TV.
Desenvolvido nos estúdios da Kojima Productions nos EUA e Japão, "Metal Gear Solid V"quer atrair não só a atenção dos fãs veteranos da série, mas também de quem gosta de seriados de ação. Tanto que para isso atua em duas frentes: "Ground Zeroes", que sai no final de março em versões para PlayStation 4, Xbox One, PS3 e X360, é apenas um prelúdio para "Phantom Pain", o capítulo principal de "MGSV" que ainda não tem definida para sair.
"Se você pensar nos outros jogos 'Metal Gear' como grandes filmes, 'Ground Zeroes' e 'Phantom Pain' funcionarão mais como uma série de TV. Através de vários 'episódios', o jogo contará uma única história", diz Kojima em entrevista.
"Estou tentando criar algo diferente do que já fiz anteriormente. Não é que não existirá uma história: mas a forma como a história será contada será diferente de como foi no passado", explica o diretor.
O primeiro passo nesta direção foi convocar Kiefer Sutherland, conhecido pelo trabalho como Jack Bauer, do seriado “24 Horas”, para interpretar Big Boss, o lendário protagonista da série "Metal Gear". Nem todo mundo aprovou a mudança: Sutherland substituiu David Hayter, dublador que fez a voz dos heróis da série desde 1998 - e neste meio tempo conquistou o carinho e respeito dos fãs.
"Adoramos o trabalho de Hayter e tudo o que ele fez por nós", diz Kenichiro Imaizumi, produtor de "Ground Zeroes". "Mas agora, com a Fox Engine e todo seu potencial, precisamos de alguém com mais experiência e, temos que concordar, Kiefer Sutherland é bem experiente".
Fox Engine é o nome da ferramenta de produção de jogos desenvolvida pela Kojima Productions. Com ela, Hideo Kojima pretende fazer com que cenários e personagens sejam mais realistas.
Em tempo, Sutherland não faz apenas voz: ele é também o 'ator de rosto' de Big Boss. Todas as falas dele foram capturadas com câmeras que escanearam cada milímetro de seu rosto para, dessa forma, transportar as mais mínimas expressões para o rosto de Big Boss. Essa tecnologia permitiu que as feições de Big Boss sejam mais naturais.
"As expressões faciais de Kiefer superaram nossas expectativas. Ele trouxe um grau maior de profundidade para Big Boss, deixando-o mais realista", explica o produtor.
Porém, não adianta ter expressões faciais mais realistas com um corpo que se movimenta como um robô. Assim, “Ground Zeroes” se aproxima das técnicas de animação atuais utilizadas no cinema, com diversos atores envolvidos na captura de movimentos dos personagens.
É como se fossem 'dublês de corpo', fazendo tudo que um soldado ou herói faria durante o jogo, como encostar-se em uma parede ou até mesmo dar socos e pontapés. Nesse tipo de ação em específico, Sutherland não teve participação.
Para fazer com que a narrativa seja mais parecida com seriados de TV, as missões de "Ground Zeroes" e "Phantom Pain" serão mais curtas, com objetivos bem definidos e poucos diálogos e cenas de corte. Diferente de "Metal Gear Solid 4", por exemplo, que foi criticado por ter cenas não-interativas muito extensas, às vezes até com mais de uma hora de duração.
Fonte: UOL Jogos
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