Limbo (estilizado como LIMBO) é um jogo eletrônico de quebra-cabeça em plataforma e o título de estreia da desenvolvedora dinamarquesa indepentente de jogos Playdead. O jogo foi lançado em julho de 2010 como um título exclusivo de plataforma para o Xbox Live Arcade, e foi, mais tarde, relançado junto com um pacote de jogos de varejo que continha Trials HD e 'Splosion Man em abril de 2011. O jogo foi lançado para PlayStation Network e Microsoft Windows via Steam através da própria Playdead, após o período de exclusividade anual para o Xbox 360 ter sido concluído.
Limbo é um sidescroller 2D, incorporando um sistema de física que administra os objetos ambientais e o personagem do jogador.
O jogador guia um menino anônimo através de ambientes e armadilhas
perigosas enquanto procura por sua irmã. A desenvolvedora construiu os
quebra-cabeças do jogo esperando que o jogador falhe antes de encontrar a
solução correta. A Playdead chamou o estilo de jogar de "experiência e
morte", e usou visualmente imagens pavorosas para as mortes do menino
para guiar o jogador nas soluções difíceis de resolver.
O jogo é apresentado principalmente em tons de preto e branco monocromáticos,
usando iluminação, efeitos de grãos de filmes e sons de ambiente
mínimos para criar uma atmosfera misteriosa frequentemente associada com
o gênero de horror. Jornalistas elogiaram a apresentação sombria,
descrevendo o trabalho comparável ao film noir e ao expressionismo alemão. Com base em sua estética, críticos classificaram Limbo como um exemplo de "video game como arte".
Limbo recebeu análises positivas, mas sua história mínima
polarizou críticas; alguns críticos acharam o trabalho em aberto com
significados mais profundos que se ligam bem com as mecânicas do jogo,
enquanto outros acreditaram que a falta de enredo significativo e o fim
abrupto depreciou o jogo. Um ponto comum das análises dos críticos foi
que o alto custo do jogo relativo à sua curta duração pode afastar
jogadores da aquisição do título, mas alguns críticos entenderam que Limbo
teve a duração ideal. O título foi o terceiro jogo mais vendido no
serviço Xbox Live Arcade em 2010, gerando uma receita ao redor de $7,5
milhões. O título venceu vários prêmios de grupos da indústria após seu
lançamento, e foi nomeado como um dos principais jogos de 2010 por
várias publicações.
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