Halo é um dos jogos mais importantes na história dos consoles.
Lançado em 2001 para o primeiro Xbox, ele foi o cartão de visitas da
Microsoft para seu console estreante. O investimento em marketing da
empresa foi gigantesco o empolgante jogo criado pela ainda não tão
conhecida Bungie caiu no gosto dos americanos.
Com mais de 6,4 milhões de cópias vendidas apenas para Xbox, Halo
Combat Evolved se transformou na principal franquia da Microsoft nos
videogames. Halo 2, Halo 3, Halo ODST, Halo Wars e Halo Reach foram
lançados nos anos seguintes batendo recordes de vendas e faturamento. Em
2011, 10 anos após o lançamento do game original, a Microsoft lança um
remake em alta definição e com bons motivos para fazer os fãs começarem a
luta mais uma vez.
Halo Combat Evolved Anniversary é mais que apenas uma releitura em HD
do primeiro jogo da série. Ele marca o início de uma nova era para a
franquia, já que é o primeiro a ser produzido pelo estúdio 343
Industries - que assumiu após a Bungie ter rompido com a Microsoft e se
aliado a concorrente Acitivision.
E a 343 Industries foi muito cuidadosa em manter o jogo exatamente da
forma como ele era há 10 anos. Jogar Halo Anniversary causa exatamente
as mesmas sensações da versão original. Mesmo com gráficos mais bonitos e
texturas e modelagens retrabalhadas, correr, pular e atirar não mudou
nem um pouco. Até mesmo a pistola completamente desequilibrada continua
fiel.
Os novos visuais deram um fôlego adicional para Halo, que após 10
anos – mesmo tendo envelhecido bem com seus cenários geométricos – já
mostra sinais de idade na parte técnica. Toda a trilha foi remasterizada
e os visuais receberam um cuidado enorme. Locais antes bem simples,
ganharam efeitos de luz, reflexo e texturas novas. O trabalho de
adaptação da 343 ficou perfeito, mostrando que muita pesquisa foi feita
para tornar Halo Anniversary um legítimo remake, respeitando todas as
novidades visuais implementadas nos jogos mais recentes.
O mais incrível sobre os visuais é que o jogo está muito parecido com
Halo 3, lançado em 2007 para Xbox 360. Isso mostra que a 343 conseguiu o
mesmo feito da Bungie; fazer o jogo de Xbox ficar mais bonito sem
perder seu charme e jogabilidade marcantes.
Mas não é apenas a nova roupagem que figura como novidade em
Anniversary. Uma das features mais legais é a possibilidade de alternar
entre o visual novo e o original a qualquer momento. Basta apertar o
botão Back para ver como aquela cachoeira se parecia há 10 anos. Esse
recurso é permite que se perceba o ótimo trabalho da 343 e também em
como o jogo original se parecia para aqueles que não jogaram na época –
um jovem de 18 anos hoje, tinha apenas 8 quando Halo foi lançado. É a
oportunidade de muita gente conhecer essa série tão famosa dos
videogame.
O recurso para alternar entre os visuais é ótimo, mas não é
exatamente instantâneo. Um “fade to black” de aproximadamente dois
segundos acontece cada vez que você aperta o botão da transição. O jogo,
no entanto, não pausa, o que sugere que você realize essa ação apenas
fora de combate para não ser surpreendido pelos inimigos Convenants ou
Floods.
Outra novidade é a inclusão de terminais de informações, adicionados
originalmente apenas nas edições posteriores. Por meio desses terminais
(escondidos por todo o jogo) história sobre Halo são contadas com a
ajuda de quadrinhos animados. Apesar de parecer simples, essa adição é
um dos principais motivos para se jogar novamente a aventura original
para coletar mais informações sobre o enredo e ainda descobrir um
interessante link com o futuro titulo Halo 4.
Por meio do Kinect é possível realizar alguns comandos por voz a
qualquer momento do jogo, como recarregar, trocar a arma ou atirar
granadas. Infelizmente não há a opção de comandos de voz em português,
mas quem decorar algumas palavrinhas em inglês (ou até mesmo espanhol)
conseguirá ver a brincadeira funcionar. Nós testamos muito essa função e
achamos divertido, mas nem um pouco prático. Não faz sentido falar
“reload” no meio de um combate intenso. O tempo de falar e o Kinect
reconhecer o comando é bem maior do que simplesmente apertar o botão no
controle.
No entanto, a 343 foi inteligente e adicionou um recurso que só pode
ser adicionado por voz: analisar e escanear. Todos os objetos e
personagens de Halo Anniversary podem ser escaneados para que uma
biblioteca contendo as informações seja completada. Derrotou um novo
tipo de inimigo? Fale “analyze” para entrar em um modo de observação e
depois “scan” para recolher os dados do inimigo caído. Esse é outro
recurso simples que adiciona mais variedade a jogabilidade original de
forma criativa.
O multiplayer de Halo Anniversary acontece por meio do sistema de
Halo Reach, lançado ano passado. Por Reach conter diversas inovações não
presentes no jogo original, como os poderes de armaduras, a equipe da
343 precisou criar listas de jogos com versões adaptadas e mais fieis de
alguns dos clássicos mapas multijogador do primeiro Halo. No total são
seis novos mapas clássicos totalmente refeitos, que podem ser jogados
tanto pelo Halo Anniversary quando direto pelo Halo Reach.
Só achamos que Halo Anniversary deveria, assim como Halo ODST, conter
todos os demais mapas de Reach. Quem não tem o game da série lançado em
2010 só poderá jogar com os seis novos mapas. Uma pena, já que a edição
de aniversário poderia muito bem reunir todos os demais mapas e ser uma
“versão multiplayer definitiva”.
Um jogo épico por sua importância no mercado, Halo Combat Evolved
recebeu um remake a sua altura. Jogadores mais novos, acostumados com os
recentes Call of Duty, vão estranhar a forma como Halo se desenvolve
pelas fases – uma mistura entre os clássicos Goldeney 007 e Half Life.
No entanto, é a forma perfeita de conhecer ou relembrar o episódio que
popularizou o gênero de tiro em primeira pessoa nos consoles. Por um
preço muito acessível (R$99), Halo Combat Evolved Anniversary é uma boa
pedida para fãs e curiosos da franquia, que completa 10 anos e inicia
uma nova fase. Parabéns, Halo!
Fonte:Info
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